Num futuro muito próximo, o homem vai conhecer - graças à supremacia da tecnologia - novos meios de comunicação e novas formas de produzir, distribuir e consumir informação; vai habitar um mundo físico virtual, totalmente interconectado, em que produtos se conectarão a usuários e vice-versa; onde imensas bases de dados terão a missão de organizar, informar e prestar uma infinidade de serviços para bilhões de seres humanos. Um mundo em que volumes estratosféricos de informação, facilmente disponíveis, modificarão radicalmente os hábitos mais simples do cidadão comum, além de contribuir decisivamente para a criação de novos valores e o resgate de outros atualmente esquecidos e desprezados. Em 2013, o Grupo RBS convidou a cineasta Flavia Moraes para realizar uma cuidadosa investigação sobre o futuro da indústria da comunicação. Durante 12 meses, Moraes visitou laboratórios de inovação, agências de propaganda, empresas de tecnologia e grandes veículos, em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Los Angeles, São Francisco, Nova York e Boston. Agora, você vai conhecer outras previsões e o pensamento de alguns dos mais respeitados profissionais de Comunicação do mundo sobre a era digital.
Bem-vindos a The Communication (R)Evolution.
TC(R) segue a lógica Beta: A plataforma será atualizada continuamente, e o Upload das mesmas não obedeceu a cronologia de captação. Grande parte do material original ainda está sendo indexado e novas entrevistas produzidas.
Você está numa vitrine 24X7.
O que o separa da sua audiência é uma linha cada vez mais tênue e transparente.
Posicione-se clara e autenticamente.
Seus interlocutores estão cada vez mais preparados para identificar erros.
Se errar, admita.
Seja verdadeiro. Autenticidade e coragem encantam.
O falso é démodé.
Informação e tecnologia são commodities e ponto final.
A sua audiência precisa de curadores criteriosos e confiáveis, e confiabilidade se constrói através de relações de mão dupla.
Em meio ao Data-Tsunami em que vivemos, assuma o compromisso de filtrar, informar e surpreender.
Antecipe-se, descubra o que seu público quer, necessita e ainda não sabe.
A cultura da participação rejeita fortalezas, muros altos e intransponíveis.
O encastelamento é inaceitável: onde ainda é muralha, construa aberturas.
Participe, compartilhe, aproxime-se, humanize-se.
Você tem todos os meios e os melhores motivos para fazer parte.
Logue-se logo, e descubra as múltiplas oportunidades que esse o mundo multidimensional oferece.
Dualismo e bipolarização são comprovadamente restritivos.
Ajude a construir uma cultura do diálogo e da criação coletiva em diferentes plataformas. Pense conceitos abertos, flexíveis, múltiplos.
Rejeite verdades absolutas. Nenhuma merece crédito.
A verdade é multifacetada e permite variadas interpretações e narrativas. Aprenda a contextualizar.
O mundo está em nuvem, acessível e sem fronteiras e há fortes indícios
de que poderá estar, num futuro próximo, em outro lugar igualmente improvável.
Aceite o inimaginável. Assuma a possibilidade de novos formatos e novas configurações; mobile é convívio, conveniência, é recriar experiências.
Pense mobile e subverta antigas concepções de tempo e espaço.
As versões beta subvertem a lógica dos cronogramas industriais e ajudam consumidores a satisfazer o desejo de interagir com quem produz.
Beta pressupõe questionamento, autocrítica e abertura para a mudança.
Não case com as suas ideias, seja permeável, insatisfeito, incansável.
O definitivo é provisório. Só o estado beta é permanente.
Abandone as zonas de conforto e as certezas reducionistas do passado. Evite as fronteiras construídas pelo chamado senso comum.
A vida produz erros e acertos, aprenda com ambos.
Vá em frente, inovação é coragem, experimentação, aprendizado e risco. E o lucro, é a remuneração do risco.
Eleve o pensamento atribuindo aos seus propósitos significados mais nobres.
Business também existem para servir e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Transparência, responsabilidade social e gratidão são moedas fortes.
Elas criam um círculo virtuoso comprovadamente eficaz para os negócios.
O lucro não perdeu a importância.
Apenas não é mais a única razão de ser das empresas.
A era digital fragmentou o mercado de trabalho.
Babyboomers, gerações X, Y ou Z, ligadas à corporações ou a home-offices, precisam construir alianças e aprender a operar em rede.
Entenda que hoje o valor está no comprometimento coletivo, na colaboração e na qualidade do que você e seus aliados entregam.
Intuir significa olhar com atenção, ver com todos os sentidos.
A sabedoria resulta deste olhar atento e observador.
A intuição revela, antecipa, prediz, subverte e busca as respostas onde elas geralmente estão: no espaço invisível que conecta um acontecimento ao outro.
Liberte-se das amarras do pensamento cartesiano. Demostre com a lógica, descubra com a intuição.
Utilidade é um valor subjetivo diretamente relacionado a um grau de satisfação. Portanto, utilidade é percepção. Ela não está no que você realiza, mas no modo como o que você realiza é percebido.
Use as premissas deste estudo para aumentar nos outros a percepção de utilidade naquilo que você faz e descubra em "The Communication Revolution" conhecimento capaz de fazer diferença na sua vida, e na vida dos demais.